Sessão Solene celebra 50 anos do Edifício Arnolfo Azevedo em Lorena

Solenidade reuniu autoridades e convidados, no plenário da Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (29)

Os 50 anos do Edifício Arnolfo Azevedo, sede da Câmara Municipal de Lorena, foi comemorado em uma Sessão Solene, realizada na noite desta quarta-feira (29), no plenário do Legislativo. A comemoração foi organizada pela Mesa Diretora da Casa de Leis, reunindo vereadores, ex-vereadores, ex-presidentes, familiares de ex-vereadores, políticos, autoridades e convidados.

Fizeram parte da Mesa o presidente do Legislativo, Dr. Fábio Longuinho; o vice-presidente Carlos Alberto Pereira, conhecido como Beto Pereira; a primeira-secretária Wanessa Andréa, o segundo-secretário Adilson Sampaio; o ex-vereador e filho do ex-prefeito Carlos Eugênio Marcondes, Carlos Eugênio Marcondes Filho; o ex-presidente da Câmara, irmão do ex-prefeito Arthur Ballerini e atual vice-prefeito; Humberto Ballerini.

O prédio cinquentenário foi inaugurado pelo então presidente, professor João Nery Marton, e pelo prefeito Carlos Eugênio Marcondes, no dia 30 de maio de 1974. O edifício fica localizado na praça Baronesa de Santa Eulália, no centro, próximo à Catedral de Nossa Senhora da Piedade (Igreja Matriz), padroeira da Terra das Palmeiras Imperiais.

Os presentes na solenidade e os moradores, que acompanharam o evento comemorativo transmitido simultaneamente pelas redes digitais do Legislativo, acompanharam o vídeo “50 anos – Prédio Arnolfo Azevedo – Câmara Municipal de Lorena”, produzido pelo Departamento de Comunicação da Casa de Leis. O minidocumentário reuniu depoimentos de várias personalidades da política local que contaram suas relações com o prédio.

Dr. Fábio Longuinho afirmou que o evento solene homenageando os 50 anos do edifício valorizou o Legislativo Lorenense, um dos mais atuantes da região. “É fundamental para nossa democracia reconhecer a importância do parlamento municipal e suas ações. Essa comemoração resgata nossa história democrática, ao longo dessas cinco décadas, e também valoriza o Dr. Arnolfo de Azevedo, o maior político de Lorena”, valorizou.

Emocionada, Neusa Nery Marton, esposa do professor João Nery Marton, presidente da Casa de Leis em 1974, responsável pela construção e inauguração do edifício, recordou o período em que o marido foi vereador. “Ele tinha amor pela política e pelas pessoas, era muito dedicado. Sempre foi unido, com o seu Carlos Eugênio, que o apoiou muito para construção da nova Câmara”, rememorou.

Um dos homenageados na sessão, Dr. Paulo Roberto Galvão, ex-presidente do Legislativo no biênio 1975/1976, lembrou da importância da Casa de Leis. “Aprendi muito com a política de Lorena. Uma das minhas passagens como vereador foi incentivar o prefeito Cornélio de Azevedo Nunes, na criação da Faculdade de Engenharia Química de Lorena, hoje USP”, contou.

Placa comemorativa do cinquentenário do Edifício Arnolfo Azevedo

Na celebração de 50 anos, uma placa com os nomes dos vereadores e dos suplentes, que assumiram uma cadeira temporariamente, na atual Legislatura (18º) foi descerrada, no plenário da Câmara.

A estrutura será instalada na recepção do prédio da Casa de Leis, ao lado da atual contendo os nomes dos parlamentares municipais que participaram da inauguração do Edifício Arnolfo Azevedo, no dia 30 de maio de 1974. “É um prédio histórico para nossa cidade onde várias decisões, refletindo no cotidiano dos lorenenses são decididas, reunindo os representantes legítimos da nossa sociedade local”, destacou.

Participaram da Sessão Solene Natanael Pereira, assessor parlamentar do deputado Estadual Danilo Balas; Maria Eliana Mota Sampaio, vice-gestora da escola municipal Mônica Sene do Nascimento; João Marton ex-presidente da Câmara de Canas e ex-vice-prefeito do mesmo município; Dra. Rita de Cássia Marton Carneiro, ex-presidente da Câmara;  Maria Inês Monteiro Ballerini, esposa do ex-prefeito Arthur Ballerini; Regina Célia Dias Lourenço, representando o ex-vereador professor José Dias Lourenço; professora Lúcia Maria Rangel Azevedo, representando o ex-vereador José Roberto Ayrosa Rangel; Eduardo Januzelli, representando o ex-vereador Carlos Augusto Leite Januzelli; José Carlos Bauer da Silva, representando a ex-vereadora Odila da Conceição Silva; e os atuais vereadores Ana Lúcia Mello ( Lúcia da Saúde); Anderson Aparecido Pinto (Careca da Locadora); Bruno Ribeiro (Bruninho Ribeiro); Jair Guedes Dias (Jair Pintor); Sílvio Rogério dos Santos (Sílvio da Associação); Wander da Silva Pereira (Wandinho) e Washington Batista Cavalcanti (Washington da Saúde).