Iniciativa, que aconteceu no Plenário do Legislativo, recebeu vários moradores e palestrantes
Um dia de muitos esclarecimentos reunindo vários moradores, palestrantes, vereadores e assessores parlamentares, no plenário da Câmara de Lorena.
A 1ª Conferência Municipal de Cidadania e Participação Política com o tema “Dá pré-campanha à vereança: perspectivas e Desafios”, realizada pela Casa de Leis, nesta quarta-feira (26/06), apresentou resultados positivos e também foi esclarecedora.
A iniciativa gratuita foi organizada pela Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação, recebendo apoio da Procuradoria Legislativa e da Justiça Eleitoral.
Durante seis horas, os inscritos receberam diversas informações relacionadas ao período pré-eleitoral e eleitoral, além de direitos políticos, propaganda eleitoral, prestação de contas, fake News, comunicação e oratória, violência política de gênero e o funcionamento dos Poderes Executivo e Legislativo.
Os variados temas foram apresentados por diversos palestrantes, mediados pela Dra. Mônica de Luna e pela Dra. Felícia Daniela de Oliveira; procuradoras Legislativas, com a participação da chefe do Cartório Eleitoral de Lorena; Priscila Gonçalves, do Dr. André de Moura; assessor Legislativo da Câmara, da professora Marcilene Bueno; e do Dr. Fábio Longuinho, chefe do Legislativo Lorenense.
No encontro inédito, os participantes puderam sanar suas dúvidas, que foram esclarecidas pelos conferencistas. Após o término da iniciativa, todos os presentes receberam um certificado de participação.
Uma das conferencistas, Priscila Gonçalves, do Cartório Eleitoral, parabenizou o evento desenvolvido pela Casa de Leis. “Muito importante porque fez uma ponte entre o cartório com os pretendentes a candidatos, buscando conhecimentos de como agir e o que não devem fazer. Com isso, conseguem se organizar com antecedência, para quando tiverem no período de campanha, estarem mais preparados”.
A cidade deverá ultrapassar 100 candidatos a vereador na eleição municipal de 2024. “É só uma expectativa. O número de partidos, às vezes, muda de um ano para o outro. Normalmente, ficam em torno de 130 candidatos”, observou Priscila.
O presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho, que explicou as funções dos Poderes Executivo e Legislativo na conferência, afirmou que o evento foi um marco no município. “Vou propor um Projeto de Lei, até o fim deste ano para discussão e votação, solicitando que seja colocado no calendário do Legislativo, independentemente da composição da Mesa Administrativa, que desenvolva esse empreendedorismo político e participativo”
15.10 CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA MUN…
05.07 Câmara de Lorena suspende votação da LDO
02.07 Câmara de Lorena derruba veto da Prefei…
02.07 Vereadores de Lorena cobram repasse para…
27.06 Conferência sobre participação polít…