Saúde apresenta dados dos primeiros meses deste ano em audiência pública

Números foram detalhados pela secretária da pasta, Denise Bueno Gonçalves de Carvalho Sacilotti, no plenário da Câmara, com a participação de vereadores

Os dados de todos os serviços prestados e os valores investidos pela Secretaria de Saúde Lorena, no primeiro quadrimestre deste ano, foram apresentados no plenário da Câmara, durante uma audiência pública realizada na manhã de quarta-feira (22).

O encontro foi conduzido pela presidente da Comissão Permanente Legislativa de Saúde, vereadora Wanessa Andréa, com a participação do presidente da Casa de Leis; Dr. Fábio Longuinho.

Os números foram detalhados pela secretária da pasta, Denise Bueno Gonçalves de Carvalho Sacilotti, que assumiu a função no dia 15 de maio. “Precisamos melhorar, em vários aspectos, mas avalio que tivemos uma ótima produção durante o período de janeiro a abril”, completou.

A Ouvidoria da Saúde, nos primeiros meses de 2024, de acordo com dados do setor, recebeu 24 reclamações relacionadas à Rede de Atenção Básica. “O principal desafio é a parte médica; não é falta do profissional clínico, mas é quando ele falta ao trabalho, causando transtornos os pacientes”, avaliou Denise.

Os médicos aprovados no concurso público estão sendo convocados pela Administração Municipal e irão compor as equipes existentes e formar novas. “Estão sendo chamados pediatra, neurologista, ortopedista e cardiologista; formando equipes de especialidades médicas”, acrescentou.

A vereadora Wanessa Andréa avaliou que os convênios existentes ainda não são suficientes para atender toda demanda na área de saúde do município. “Não estão suprindo as necessidades; e por outro lado, o absenteísmo dos pacientes é 69 %. São pessoas que não comparecem às consultas marcadas, prejudicando os convênios firmados pela Secretaria de Saúde”, pontuou.

Além disso, na avaliação da vereadora, a ausência de profissionais médicos nas Unidades Básicas de Saúde permanece preocupante em Lorena. “A secretária deixou claro que o concurso suprirá essa demanda. Vamos esperar que isso aconteça”, projetou.

Entregas de Unidades Básicas de Saúde:

O presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho, na audiência pública, apresentou à nova secretária de Saúde vários apontamentos relacionados ao setor municipal. Dois deles estão relacionados a reforma da Unidade Básica do Bairro da Cruz, iniciada há mais de um ano, e a construção da nova Unidade Básica de Saúde da Vila Passos.

A previsão de entrega da reforma da UBS do Bairro da Cruz, ainda segundo Denise, deverá acontecer até o final de junho, mas ainda sem data definida. “Estamos com uma pendência na instalação do aparelho de raio X, mas a equipe responsável já agendou o serviço, demorando de quatro a cinco dias para a instalação do equipamento. Depois, precisamos da certificação da sala, que será realizada por uma outra empresa”.

Já a entrega da UBS da Vila Passos, deverá acontecer no dia 04 de julho, também de acordo com a secretária. “A equipe será do concurso público e o mobiliário já está chegando”.