Câmara de Lorena aprova cinco Projetos de Lei em segunda votação

Medidas apresentadas pelos vereadores serão enviadas ao Executivo para análise

A Câmara de Lorena aprovou na primeira sessão de junho, realizada nesta segunda-feira (03), no plenário Legislativo, cinco Projetos de Lei em segunda discussão e votação.   As medidas de autoria dos vereadores serão enviadas para análise do Executivo Municipal.

Uma das iniciativas (PL 27/2024) é de autoria do vereador Bruno Lorena estabelecendo na cidade a Política de Atenção à Pessoa Acometida de Psoríase. O objetivo é aumentar os índices de cura e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes portadores da doença.

Ainda na área de saúde, Wanessa Andréa, primeira-secretária da Casa de Leis, propôs a obrigatoriedade da realização de ultrassom morfológico durante o acompanhamento do pré-natal. No (PL 50/2024), Wanessa defende que o serviço é uma ferramenta importante para detecção precoce de possíveis malformações e anomalias congênitas do feto.

A vereadora também teve um segundo projeto aprovado instituindo no município o "Mês de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação". O (PL 52/2024) indica que as ações preventivas deverão ser desenvolvidas em setembro, mês de prevenção ao suicídio. “A iniciativa deverá ser amplamente divulgada principalmente nas escolas e instituições que atendam, ou seja, frequentadas pelas crianças e adolescentes e pelos seus pais ou responsáveis”, destaca um dos trechos da medida.

O vereador Marcelo Martins de Alvarenga, o Marcelinho Alvarenga, teve o seu Projeto de Lei (60/2024), incluindo no calendário oficial de datas e eventos a “Semana Municipal da Família”, aprovado pelo parlamento municipal. A comemoração, segundo o texto, deverá acontecer anualmente na semana do dia 21 de outubro.

Já o (PL 63/2024), do vereador Sílvio Rogério dos Santos, o Silvio Rogério da Associação, declara como utilidade pública na cidade, a Associação ‘Família e Anjos da Esperança’, localizada no bairro Vila Passos. A instituição auxilia vários adolescentes e crianças especiais oferecendo desde alimentação, cadeiras de rodas, roupas, fraldas, medicamentos, terapias, médicos especializados e tratamento odontológico.