Câmara de Lorena recebe estudantes do Programa de Estágio BEEM

38

Integração aconteceu na tarde desta terça-feira (10), no plenário do Legislativo

O estudante da 3ª série do Ensino Médio-Técnico do PEI (Programa de Ensino Integral) da EE Arnolfo de Azevedo, Josué Elias, vai estagiar pela primeira vez. Ele e mais dez alunos, da 2ª e 3ª séries, matriculados e frequentes em escolas públicas estaduais de Lorena, iniciaram seus estágios na Câmara de Lorena. A iniciativa acontece após o Legislativo aderir ao Programa BEEM (Bolsa Estágio do Ensino Médio), desenvolvido pela Seduc-SP (Secretaria Estadual de Educação), em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).

A integração dos alunos e alunas foi realizada na tarde desta terça-feira (10/6), no plenário, com a participação da presidente, vereadora Dra. Élida Vieira (PODE); dos vereadores Carlos Alberto Pereira (Beto Pereira – PSD) e Sávio Fortes (Avante); do gerente administrativo Henry Siqueira; da gerente de Recursos Humanos Renata Fenille; e da Consultora de Atendimento do CIEE, Camila Souza. O encontro também foi acompanhado por pais e responsáveis dos estudantes, que conheceram os departamentos do Legislativo, guiados pela chefe de Comunicação, Inayara Eloy dos Santos.

Josué, de 17 anos, está ansioso para iniciar uma nova fase de aprendizado. “É uma experiência que espero levar para a minha vida toda. Espero conseguir testar todos os meus conhecimentos do curso técnico e fazer tudo de forma correta”, ressaltou.

A mãe de Letícia Santos, aluna da 2ª série na EE Gabriel Prestes, Cláudia Santos, destacou a importância do estágio na Câmara como uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento profissional da filha, de 16 anos. “Acho legal para o currículo e para a vida dela. É uma experiência nova, conviver com outras pessoas, com quem faz parte da nossa cidade, como prefeitos e vereadores. Ela vai carregar isso para a vida toda”, analisou.

A presidente, Dra. Élida Vieira, destacou a relevância da inserção dos estudantes na Casa de Leis. “Com certeza, será de grande valia essa integração dos estagiários conosco. Contribuirá muito para os nossos departamentos administrativos e para os gabinetes dos vereadores”, avaliou.

Segundo ela, o estágio proporcionará uma vivência especial e enriquecedora. “É uma experiência única, na qual a formação desses jovens está sendo construída. Enquanto órgão público, estaremos contribuindo diretamente para essa formação”, acrescentou.

Durante o encontro de boas-vindas, alunos, pais e familiares receberam todas as orientações necessárias sobre o funcionamento do programa, incluindo aspectos legais. “O Programa BEEM Bolsa Estágio do Ensino Médio é uma iniciativa do Governo do Estado e do CIEE, em parceria com as empresas. Trouxe à Câmara Municipal a oportunidade de estágio para esses alunos do Ensino Médio Técnico Integrado, das escolas estaduais”, explicou Camila Souza, do Centro de Integração.

O contrato de estágio tem duração de seis meses, com jornada de quatro horas diárias. O Governo Estadual será responsável pelo pagamento da bolsa-auxílio no valor de R$ 703,38, além do seguro de vida dos estudantes, ainda de acordo com ela.” Recebemos para explicar um pouco sobre o programa, sobre a estrutura, sobre os aspectos legais, assinatura dos documentos, como vai funcionar o pagamento e toda a estrutura do dia a dia deles”, completou.

Áudios:

Josué Elias, estudante.

Cláudia Santos, mãe de aluna.

Dra. Élida Vieira (PODE), vereadora e presidente.

Camila Souza, Consultora de Atendimento do CIEE.