Câmara de Lorena recebe audiência pública sobre o ciclo 2 da PNAB

49

Encontro, que aconteceu no plenário na manhã desta quinta-feira (12), também recebeu sugestões de fazedores de cultura local.

A Secretaria Municipal de Cultura de Lorena, em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (12/6), no plenário da Câmara, apresentou os dados do ciclo 2 da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).

O encontro foi presidido pelo vereador Bruno Ribeiro (Bruninho Ribeiro – Republicanos); com a participação do vereador Carlos Alberto Pereira (Beto Pereira – PSD); de assessores parlamentares; de moradores; de artistas; de representantes de movimentos culturais; de fazedores de cultura local; do secretário de Cultura, Isaque Guimarães; e de funcionários do setor.

Durante mais de duas horas, foram apresentados os dados e os valores previstos no ciclo 2 da PNAB de 2025, além dos eixos que serão contemplados pela iniciativa, financiada pelo Governo Federal, como Custeio Operacional, Cultura Viva, Fomento à Cultura, dentre outros. “Para este ano, temos previstos R$ 606 mil para essa ferramenta de cultura. Lembrando que é previsto porque pode aumentar. Cumprimos o ciclo 1, 100%, temos a possibilidade do aumento do valor. Acredito que essa política, que é do Governo Federal, vai nos ajudar a fomentar a base, a estrutura dos projetos culturais que já existem na cidade”, explicou Guimarães.

As sugestões apresentadas pelos participantes serão analisadas pelo setor cultural municipal, ainda de acordo com o secretário. “Esse período é realmente de coleta de sugestões, e nós vamos deliberar, obviamente, atendendo os anseios. Por isso, faz-se necessária a participação, tanto da sociedade civil quanto dos artistas da cidade”, observou.

O edital concluído da PNAB deverá ser divulgado pela administração municipal no início do próximo semestre. “Vamos divulgar as datas, os prazos, as formas de inscrição, de participação, e todos os detalhes, todos os requisitos para que um fazedor de cultura possa pleitear o recurso. E também os valores, porque vale salientar que são distintos; que cada projeto pode ser contemplado e, assim, se fazer utilizar desse recurso federal”, projetou.

O vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura e produtor cultural, Yves Marotta, que apresentou sugestões durante o encontro, avaliou positivamente a audiência. “Trazendo uma perspectiva geral, de acordo com a realidade local, a gente está conseguindo desenvolver um diálogo. Através de um debate público, como aplicar melhor os recursos, como usar a lei, o incentivo de fomento, para beneficiar o maior número de fazedores de cultura, de artistas, de pesquisadores do lado cultural; de incluir, trazer uma maior inclusão social, uma formação de público”, ressaltou.

Próximo encontro público:

Ainda de acordo com Isaque, uma segunda audiência pública da PNAB será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, na Casa da Cultura, localizada à rua Viscondessa de Castro Lima, 10, no centro, a partir das 19h, no dia 18/6. “O horário foi pensado justamente para permitir a participação de quem trabalha em horário comercial. Queremos não só os artistas e fazedores de cultura, mas também toda a população”, convidou.

Áudios:

Isaque Guimarães, secretário municipal de Cultura.

 

Yves Marotta, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura e produtor cultural.