Câmara de Lorena aprova criação do Dia de Conscientização sobre a Atrofia Muscular Espinhal

25

Medida busca ampliar o conhecimento da população sobre a AME e promover ações de inclusão e apoio às famílias afetadas

A Câmara de Lorena aprovou por unanimidade, em segunda votação realizada na sessão desta segunda-feira (16/6), a criação do Dia de Conscientização da Atrofia Muscular Espinhal (AME).

O Projeto de Lei (65/2025), de autoria do vereador Mauro Fradique (Maurinho Fradique – MDB), estabelece que, anualmente, no dia 8 de agosto, a data seja celebrada com diversas ações orientativas. Entre elas, está a realização de campanhas de esclarecimento sobre a AME e suas formas de tratamento.

A Atrofia Muscular Espinhal é uma doença rara, genética e progressiva que compromete os neurônios motores, células responsáveis pelos movimentos voluntários do corpo, provocando fraqueza muscular e podendo causar dificuldades de locomoção, respiração e alimentação.

Por sua raridade e gravidade, a AME ainda é pouco conhecida pela população, o que dificulta a identificação dos sintomas, o acesso rápido ao diagnóstico e o suporte adequado às famílias. Além disso, contribui para a exclusão social das pessoas afetadas.

A instituição da data no calendário oficial do município visa promover, anualmente, ações educativas e informativas, incentivando o debate sobre políticas públicas de saúde, os direitos das pessoas com AME e os avanços científicos relacionados à doença. “A medida representa um importante passo para que Lorena se integre à mobilização mundial em torno do tema, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, inclusiva e solidária”, destaca um dos trechos do projeto.

Aprovado, o projeto segue agora para análise do Executivo.