Projeções do Plano Plurianual deverão apresentar crescimento em Lorena

35

Indicadores econômicos foram apresentados em audiência pública realizada na Câmara

Todas as projeções de receitas do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029 foram apresentadas pela Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, durante a audiência pública de elaboração da medida, realizada no plenário da Câmara na tarde desta quarta-feira (27/8).

O encontro contou com a participação da vereadora e presidente, Dra. Élida Vieira (PODE); do vereador e presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, Bruno Camargo (PSD); dos vereadores Dr. Patrick Dantas (PSD), Daniel Munduruku (PDT) e do diretor Sávio Fortes (Avante); da Dra. Felícia Daniela de Oliveira, procuradora do Legislativo; do procurador interno, Felipe Santos de Abreu; das assessorias parlamentares; do secretário municipal de Finanças, Paulo Roberto Cardoso; do diretor Especial de Finanças, Júlio Bustamante; da diretora de Planejamento e Gestão, Deise Camargo; além de moradores.

A audiência também foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da Casa de Leis e permanece disponível para acesso da população, de entidades e de demais órgãos instalados na cidade.  Durante mais de uma hora, os membros da administração municipal apresentaram as estimativas econômicas, os programas de duração continuada e explicaram como os recursos do PPA serão aplicados ao longo dos próximos quatro anos.

Somente para 2026, segundo os números mostrados pelo governo local, a estimativa do PPA é de R$ 426.442.674,30 e deverá gradualmente apresentar crescimento até 2029. “Foram consultadas todas as secretarias e analisado cada caso. O orçamento é projetado de acordo com a necessidade de cada secretaria durante esse período. E estamos desenvolvendo a melhoria de aumentar a arrecadação”, esclareceu Júlio Bustamante.

O diretor explicou que o PPA será enviado ao Legislativo para avaliação dos parlamentares municipais antes da votação final do plano. “A Câmara Municipal tem até dezembro para analisar e aprovar. Haverá, dentro da própria Câmara, uma nova audiência”.

Ao analisar o primeiro encontro sobre o Plano Plurianual, o vereador Bruno Camargo ressaltou que a iniciativa abordou as prioridades do município. “Esta foi a primeira apresentação e haverá uma segunda oportunidade. Agora, temos um esqueleto de tudo que será gasto nos próximos quatro anos em áreas como educação, saúde e demais secretarias. Cabe avaliar, ouvir a população e levar ao prefeito aquilo que é necessário ou não.”

Entrevistas (áudios):

O diretor Especial de Finanças, Júlio Bustamante, explicou os dados do PPA (Plano Plurianual) 2026-2029.

O vereador Bruno Camargo (PSD), presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, analisou o PPA.