Prefeitura de Lorena apresenta Plano Municipal de Resíduos Sólidos na Câmara

109

 

Audiência Pública aconteceu na terça-feira (11)

A revisão e atualização do Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Lorena foram apresentadas aos educadores e moradores, em audiência pública realizada no plenário da Câmara, na manhã de terça-feira (11).

O diagnóstico foi acompanhado pela vereadora e presidente do Legislativo, Dra. Élida Vieira (PODE), pelo vereador Carlos Alberto Pereira (Beto Pereira – PSD), pelas assessorias parlamentares e pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Dr. Fábio Longuinho. No encontro, os participantes apresentaram sugestões e tiraram dúvidas.

A apresentação da análise, também transmitida pelas redes sociais da Casa de Leis, foi exibida pela equipe técnica da Líder Engenharia e Gestão de Cidades, de Ribeirão Preto.

A empresa foi contratada pela prefeitura para desenvolver o estudo há mais de um ano. “É um plano necessário. Existe uma lei que precisa ser aprimorada e pensada suas ações para os próximos 20 anos. Dentre essas iniciativas, toda destinação do resíduo orgânico e sólido, além da logística reversa de alguns equipamentos eletrônicos e descarte de lâmpadas, por exemplo”, explicou Longuinho.

O gestor da pasta ambiental do município enfatizou que o plano, reunindo mais de 300 páginas, inclui diversas iniciativas que deverão ser desenvolvidas ao longo das próximas décadas. “É um plano complexo porque trata-se de uma política ambiental complexa onde determinou-se um estudo técnico bastante aprofundado”.

Neste mês, o Projeto de Lei do Executivo contendo o estudo finalizado deverá ser enviado à Casa de Leis para avaliação dos vereadores antes da votação em plenário. “A ideia é mandar antes do Carnaval. Esse é o próximo passo para tornar-se lei e com a contribuição do Poder Legislativo”, finalizou.