Parlamento Jovem Lorenense aprova três Projetos de Lei

34

Sessão aconteceu na tarde desta terça-feira (30/9), com a participação dos vereadores jovens da cidade

A segunda sessão do Parlamento Jovem Lorenense foi bastante produtiva. Ao todo, os vereadores e vereadoras jovens aprovaram três Projetos de Lei, além de Moções de Aplausos e Moções de Apelo. O encontro ocorreu no plenário da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (30/9), com a presença de estudantes de instituições de ensino públicas e privadas, além de jovens representantes da Fundação Casa.

Entre as propostas aprovadas estão a criação do programa Desafio Jovem Inovador, de autoria da vereadora jovem Sarah Reis, e a instituição da Semana da Cidadania Jovem, apresentada pela vereadora e presidente do Parlamento Jovem, Estela Macedo. “A maioria está comprometida com o nosso propósito do Parlamento Jovem. É um processo de aprendizado extremamente enriquecedor. Foi extremamente satisfatório”, destacou a presidente.

Outra iniciativa aprovada foi a criação do programa Semana de Cultura e Educação Jovem, de autoria da vereadora jovem Isadora de Souza Martins Ângelo, de 17 anos. A estudante da 3ª série do Ensino Médio do Cotel (Colégio Técnico Estadual) Professor Nelson Pesciotta, vinculado à USP (Universidade de São Paulo), ressaltou a oportunidade de apresentar um projeto no Legislativo Municipal. “Trazer um pouco da minha vivência para transmitir esse pensamento para a maioria dos jovens. Acredito que a cultura é um instrumento de cidadania importante na vida dos jovens”, expressou.

Moções de Aplausos:

Para Claudiney Corrêa, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Aparecida, pela conquista de nota máxima no edital da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), com o documentário Visibilidade Mulheres Negras. O reconhecimento foi apresentado pela vereadora jovem Sarah Reis.

Para Elisângela Cândido Morais, diretora do Cotel (Colégio Técnico de Lorena) Professor Nelson Pesciotta e professora da Escola de Engenharia de Lorena (USP), pela dedicação à comunidade e pelo compromisso com a formação cidadã dos jovens. A homenagem foi apresentada pela vereadora jovem Milena Silva Souza.

Moções de Apelo:

À prefeitura e à Secretaria Municipal da Cultura, para que estudem a possibilidade de restaurar à escola Conde de Moreira Lima. A solicitação foi apresentada pela vereadora jovem Nicoly da Silva Alvarenga.

À prefeitura e à Secretaria Municipal de Serviços Municipais, solicitando a limpeza, retirada de mato e entulhos na avenida São Tomás, próximo à praça, no bairro Santo Antônio. O pedido foi apresentado pela vereadora jovem Isabely Aparecida do Prado.

Ao Executivo Municipal, para que sejam realizadas, com a máxima urgência, a limpeza dos bueiros e a adoção de medidas efetivas para solucionar os constantes alagamentos na rua Paraíba, no bairro Cidade Industrial, garantindo mais segurança e qualidade de vida aos moradores. A solicitação foi apresentada pela vereadora jovem Isabely Aparecida do Prado.

À Secretaria Municipal da Educação e à prefeitura, solicitando a criação de grêmios estudantis nas escolas municipais. O pedido foi apresentado pelo vereador jovem Josué Elias de Oliveira Antenor.

 Próxima sessão:

A próxima sessão do Parlamento Jovem Lorenense será realizada no dia 17/10 (sexta-feira), às 14h. “Mais temas vão ser abordados nas próximas sessões, mas o foco vai permanecer no jovem”, completou Estela Macedo.

Composição do Parlamento Jovem Lorenense:

Mesa Administrativa:

Vereadora Estela Cunha Macedo – presidente, estudante do Unisal

Vereadora Sarah Gabrielli dos Reis Salvador – vice-presidente, estudante do Unisal

Vereador Josué Elias de Oliveira Antenor – primeiro-secretário, estudante da EE PEI Arnolfo Azevedo

Vereadora Isabely Aparecida do Prado – segunda-secretária, estudante da EE PEI Arnolfo Azevedo

Vereadores e Vereadoras:

Vereadora Ana Júlia Vitória Amaral Ramos de Oliveira – estudante da Etec Padre Leôncio

Vereador Gustavo Castro Martins – estudante da EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena)

Vereadora Isadora de Souza Martins Ângelo – estudante do Cotel (Colégio Técnico de Lorena)

Vereador representante da Fundação Casa

Vereador João Pedro Souza Martins – estudante do Colégio Adventista

Vereadora Maria Clara Moreira do Nascimento – estudante da Etec Padre Leôncio

Vereadora Maria Eduarda Teixeira Guimarães Silva – estudante do CIEJAP Milton Ballerini

Vereadora Milena Silva Cugolo Souza – estudante do Cotel (Colégio Técnico de Lorena)

Vereadora Nicoly da Silva Alvarenga – estudante da EE PEI Arnolfo Azevedo

Vereador representante da Fundação Casa

Vereadora Samantha Rosa – estudante do Colégio Adventista

Vereadora Thacyane Yngrid Ribeiro Moraes – estudante do CIEJAP Milton Ballerini

Vereadora Vitória Laís de Oliveira Tortorella – estudante da Etec Padre Leôncio

Entrevistas (áudios):

A estudante e presidente do Parlamento Jovem Lorenense, Estela Macedo, apresenta um balanço da segunda sessão.

A vereadora jovem Isadora de Souza Martins Ângelo, de 17 anos, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Cotel (Colégio Técnico Estadual) Professor Nelson Pesciotta, vinculado à USP (Universidade de São Paulo), ressalta a oportunidade de apresentar um projeto no Legislativo Municipal.