Cem Dias: Câmara de Lorena aprova mais de mil proposituras

78

Números demonstram ações da 19ª Legislatura nos primeiros meses deste ano

Os primeiros cem dias da atual Legislatura de Lorena comprovam uma Câmara atenta às demandas apresentadas pelos moradores. Nestes primeiros meses, os vereadores e as vereadoras aprovaram 1.498 proposituras, que foram indicações, moções, requerimentos e diversos Projetos de Lei.

Os bons números refletem nos projetos elaborados pelos parlamentares. Ao todo, desde fevereiro, na abertura do ano Legislativo, até o dia 8 de abril, 13 medidas que impactam diretamente o cotidiano dos lorenenses em diversas áreas: saúde, meio ambiente, infraestrutura urbana, cultura e proteção à mulher foram aprovadas. “Em cem dias, temos uma Câmara de resultados. É muito positivo a forma que analisamos mais de mil proposituras aprovadas pelo Poder Legislativo”, acrescentou Dra. Élida Vieira (PODE), vereadora e presidente da Casa de Leis.

Ainda na avaliação da presidente, os projetos apresentados pelos vereadores e pelas vereadoras atendem aos anseios da população local. “Temos projetos ligados à proteção ambiental, à proteção das mulheres e diversos na área da saúde. Um deles foi a implantação da Farmácia 24 horas no Pronto-Socorro Municipal, além da criação da proteção contra o câncer, destinada aos servidores públicos municipais. Essas leis foram promulgadas pela Casa de Leis. Isso significa que a Câmara está preocupada com o munícipe”, assegurou.

Uma das relevantes iniciativas da 19ª Legislatura foi a criação do Gabinete Itinerante, medida aprovada unanimemente em março. “Levará os nossos gabinetes até as nossas comunidades. Vamos estar mais próximos dos moradores, e ouvindo nos bairros, suas reivindicações e sugestões”, enfatizou.

Sustentando uma estabilidade político-administrativa, o Legislativo aprovou diversas leis enviadas pelo Executivo à Casa de Leis. Algumas das medidas, direcionadas às melhorias na infraestrutura do município e à redução de juros e multas, cobradas nos tributos municipais atrasados. “Em conjunto com a prefeitura, aprovamos projetos importantes como anistia e a isenção de juros e multas. Aprovamos créditos adicionais e suplementares de R$ 9 milhões, destinados para obras de pavimentação, drenagem e recapeamento em bairros da cidade”, destacou.

Convênios firmados pela Câmara nos primeiros meses deste ano:

Desde que assumiu a chefia do Legislativo, em janeiro, Dra. Élida Vieira, busca parcerias e convênios. As iniciativas objetivam contribuir com a formação profissional dos servidores e servidoras da Câmara.

Nestes cem dias, foram firmados dois convênios direcionados aos funcionários e seus dependentes com o objetivo de conceder descontos em cursos de graduação e pós-graduação. As parcerias ocorreram entre o Poder Legislativo Municipal, o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo) e o Colégio Adventista, sendo esse último, também, com oferta direcionada à educação básica (Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio).

Ainda foram reafirmados convênios com a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo), cedendo servidores da Casa de Leis para atuarem na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), no Poder Judiciário e na prefeitura.

Oferecendo oportunidade aos estudantes lorenenses da Rede Pública de Ensino, à Câmara aderiu ao Programa BEEM (Bolsa de Estágio do Ensino Médio), desenvolvido pela SEDUC- SP (Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo), em parceria com CIEE (Centro de Integração-Empresa Escola).

A iniciativa disponibiliza estágio aos alunos matriculados e frequentes na 1ª série e na 2ª série do Ensino Médio Técnico. Os participantes receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 703,38, para o cumprimento de uma jornada de 04 (quatro) horas diárias. ” Em maio, deveremos iniciar o processo seletivo. E ainda neste primeiro semestre, iniciaremos a contratação dos estagiários. É a inserção dos jovens no mercado de trabalho, além da vivência que terão na Câmara”, finalizou.