Câmara de Lorena promove evento “Toda Vida Importa” em apoio ao Outubro Verde

17

Iniciativa reforça a conscientização sobre o nanismo e promove diálogo entre comunidade, famílias e autoridades municipais

Com diálogo e mensagens de inclusão, o plenário do Legislativo Municipal de Lorena recebeu, na tarde desta quinta-feira (23/10), a Câmara Temática “Toda Vida Importa”, em referência ao Outubro Verde – mês voltado à conscientização, valorização e defesa das pessoas com nanismo – em parceria com a Annabra (Associação Nanismo Brasil). A iniciativa gratuita, instituída pela Lei Municipal nº 4.241/2024, denominada Tiago Henrique Rosa de Freitas (Titi), reforça o combate ao preconceito e incentiva o respeito à diversidade humana.

A ação reuniu moradores, educadores, profissionais da saúde e da educação, além de pessoas engajadas na causa, em uma tarde marcada por reflexão, empatia e valorização da vida em todas as suas formas. A mesa da Câmara Temática foi formada pela vereadora e presidente, Dra. Élida Vieira (PODE); pela secretária municipal de Educação, professora Sônia Aquino; pelo vereador Bruno Camargo (PSD); e pela professora universitária e mãe do Titi, Dra. Flávia Gabriela, que também é delegada da Annabra.

Os participantes, antes do início do ciclo de palestras, assistiram ao vídeo “A Diferença Exclui, mas a Visibilidade Pode Mudar”, produzido pela Associação Nanismo Brasil. O encontro contou com a participação da psicopedagoga Gabriela Meirelles, que falou sobre “Escutar com o coração: olhar psicopedagógico sobre o diagnóstico, a anamnese e o acolhimento da família atípica – uma criança rara no meu consultório”; das pedagogas e professoras do Colégio Leãozinho, Laryssa da Silva Ferreira e Maria Laura Cabral Plácido, abordaram “Inclusão é acolher com o coração: quando a técnica se torna suporte e o afeto se transforma em prática”; e da fonoaudióloga e mestre em Linguística, Dra. Aline de Azevedo Ferreira, compartilhou “A diferença entre TEA (Transtorno do Espectro Autista) e TDL (Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem)”.

Dra. Flávia, uma das palestrantes, abordou o tema “Toda Vida Importa – a doença rara e o amor que inspira leis, encontros e transformações” e salientou a relevância da temática do nanismo sendo debatida no Legislativo. “É um sonho realizado. Quando conseguimos trazer essa temática para dentro de uma Câmara Municipal, onde os nossos legisladores estão, onde a sociedade educativa está e onde temos um espaço que é exatamente o que buscamos de políticas públicas para pessoa com deficiência, em especial uma deficiência rara, que é o nanismo, ficamos rejubilantes”.

Uma das incentivadoras da ação, Dra. Élida Vieira, destacou a participação da comunidade e do aprendizado coletivo sobre o tema. “Hoje foi um dia marcante na história do Poder Legislativo, mais um ato participativo da comunidade. Temos sido pioneiros em temas relevantes, traçados em câmaras temáticas”.

Ao falar sobre a importância da conscientização e do respeito às pessoas com nanismo, a chefe do Legislativo destacou a mensagem central da campanha Outubro Verde. “Lembrando que toda vida importa, toda pessoa tem o direito de viver com dignidade, de ser vista e respeitada”.

O vereador Bruno Camargo, que também organizou o evento, frisou a importância do diálogo e das ações voltadas ao autismo. “O mais importante é que saímos com o compromisso, junto do deputado Estadual Ortiz Junior, de trazer para o município a carreta do autismo. E não só isso: também poder cuidar de quem cuida, que são as mães atípicas. Uma ONG está sendo montada e um novo trabalho na cidade está sendo implantado para ajudar essas mães”.

Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Sônia Aquino, destacou a importância do trabalho conjunto entre família e escola. “Queremos criar vínculos com outras mães para que possam trabalhar conosco dentro da escola. Porque a escola não faz isso sozinha; ela faz isso com a comunidade, com os professores e com nossos alunos”.

A professora e mãe de um filho autista de 14 anos, Jeane Santos, compartilhou sua experiência e destacou a importância da união entre famílias e instituições de Lorena, além de avaliar o evento como pioneiro. “Foi maravilhoso. Que isso vire prática na nossa vida. Inclusão é tudo e, como eu falei, todos os órgãos precisam se unir. Se uma mãe ganha, todas as mães ganham. A minha luta para o meu filho é a luta de todos”.

Participaram também da Câmara Temática familiares do Titi, diversos orientadores pedagógicos da Rede Municipal de Educação, gestores e vice-gestores de escolas municipais, assessorias parlamentares, a delegada aposentada da Polícia Civil, Dra. Darlene Ultramari; a orientadora da Associação da Síndrome do Amor, Tatiane Magalhães; a assessora do deputado Estadual Ortiz Junior e integrante do Projeto Mãos Amigas, Priscila Dalmas; Dra. Neyre Franco, diretoria especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência; Valdemir Vieira, conhecido como Mafu, coordenador da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Lorena; o secretário municipal de Administração e Gestão de Pessoas de Piquete, Lúcio Tunice; imprensa local, entre outros convidados.

Onde assistir?

A íntegra da Câmara Temática está disponível nas redes sociais do Legislativo Municipal e no YouTube (TV Câmara), no seguinte link: www.youtube.com/@camaradelorena

Entrevistas (áudios):

A vereadora e presidente, Dra. Élida Vieira (PODE), ressaltou a importância da participação da comunidade e do aprendizado coletivo sobre o tema.

Dra. Flávia Gabriela, mãe do Titi e delegada da Annabra (Associação Nanismo Brasil), parabenizou a iniciativa realizada pela Câmara Municipal.

O vereador Bruno Camargo (PSD) frisou a importância do diálogo e das ações voltadas ao autismo durante o encontro realizado no município.

Durante o evento, a secretária municipal de Educação, Sônia Aquino, destacou a importância do trabalho conjunto entre família e escola.

A professora e mãe de um filho autista de 14 anos, Jeane Santos, compartilhou sua experiência e destacou a importância da união entre famílias e instituições de Lorena.

Crédito das entrevistas: Câmara Municipal de Lorena

Fotos: Allan Gonçalves / Câmara Municipal de Lorena