Câmara de Lorena participa do 1º Fórum para Mulheres do Vale do Paraíba

33

Evento promovido pela prefeitura reuniu diversas palestrantes no teatro do Unifatea

A Câmara de Lorena participou do 1º Fórum para Mulheres do Vale do Paraíba, realizado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher na manhã desta quinta-feira (28/8), no teatro do Unifatea (Centro Universitário Teresa D’Ávila).

O evento contou com a presença da vereadora e presidente, Dra. Élida Vieira (PODE); dos vereadores Carlos Alberto Pereira (Beto Pereira – PSD), Bruno Camargo (PSD) e do diretor Sávio Fortes (Avante); de assessorias parlamentares; do prefeito Sylvio Ballerini (PSD); da primeira-dama e presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, Cláudia Ballerini; da secretária municipal de Políticas para a Mulher, Valéria Fortes; de diversos secretários e secretárias de Lorena e região; de representantes de vários conselhos ligados à defesa da mulher; além de estudantes e diversas moradoras.

A iniciativa foi gratuita e recebeu várias palestrantes, entre elas, a Dra. Adriane Gonçalves, delegada de Defesa da Mulher; Ana Carolina Oliveira, vereadora de São Paulo; Sabrina Palumbo, chefe de Gabinete na Câmara de São Paulo; Dra. Flávia Guerra, advogada de Direitos das Mulheres; e Lucilene Santana, integrante de grupos de apoio e proteção.

As convidadas compartilharam suas experiências e apresentaram os canais de proteção para as mulheres em uma roda de conversa, no “Café com Elas”. Uma das palestrantes, Ana Carolina Oliveira, mãe de Isabella Nardoni, morta em 2008 após ser jogada do sexto andar de um prédio na zona norte da capital paulista, destacou a importância do fórum. “Ajuda porque mostra que é uma realidade e não podemos fingir que não está acontecendo nas nossas cidades e no país. É conscientizando as pessoas que vamos dar continuidade a esse trabalho na construção de políticas públicas”

Ela também falou sobre o projeto de sua autoria, Silêncio Que Grita, que mobiliza toda a sociedade no combate à violência, ao abuso e à exploração sexual infantil, incentivando denúncias e promovendo conscientização por meio de ações concretas. A iniciativa está disponível nas redes sociais e no canal do YouTube de Ana Carolina. “Forneço ferramentas para que as pessoas saibam como abordar, como receber e, principalmente, falar sobre esse assunto de forma mais clara. Que não seja mais um tabu”

Na avaliação da Dra. Élida, o fórum foi um marco no qual foram apresentadas diversas realidades. “Foi uma excepcional troca de experiências e, principalmente, para o que conseguimos colher para registrar em Brasília, na participação como delegada nacional, na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres”

O evento foi finalizado com uma apresentação do grupo de Ginástica Rítmica da prefeitura, coordenado pela professora Márcia Cilene, um dos momentos mais emocionantes da iniciativa.

Entrevistas (áudios):

Durante coletiva de imprensa, a palestrante Ana Carolina Oliveira ressaltou a relevância do fórum para a conscientização da sociedade e o fortalecimento de políticas públicas.

A vereadora e presidente da Câmara, Dra. Élida (PODE), avaliou o fórum como um marco de troca de experiências que subsidiará sua participação como delegada na 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, em Brasília.