Arborização e revitalização da estrada Santa Lucrécia é aprovada pelo Parlamento Jovem Lorenense

28

Vereadores e vereadoras jovens aprovaram ainda quatro projetos de lei, além de Moções de Aplausos e Moções de Apelo, na sessão de sexta-feira (17/10)

Em uma nova sessão do Parlamento Jovem Lorenense, realizada na tarde desta sexta-feira (17/10), os vereadores e vereadoras jovens aprovaram cinco projetos de lei por unanimidade, além de Moções de Aplausos e Moções de Apelo.

Uma das propostas foi apresentada pelos adolescentes representantes da Fundação Casa, que estão participando da iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Lorena. Os jovens da instituição estadual desenvolveram o Projeto Ambiental “Verde na Estrada: Arborização e Revitalização da Estrada Santa Lucrécia”. A medida tem como finalidade recuperar e preservar o sistema viário municipal, promovendo benefícios ambientais, sociais e estéticos.

A via é o principal acesso à entidade vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, ao campus II da USP (Universidade de São Paulo), à Comunidade Bethânia e ainda aos diversos bairros localizados na zona rural. A execução do projeto será organizada em cinco etapas: diagnóstico ambiental, formação de parcerias institucionais, realização de ações práticas, promoção de atividades de educação ambiental e acompanhamento contínuo das melhorias implantadas.

O professor Luiz Theodoro, de Geografia e História, da área de CHS (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), que leciona há mais de três anos no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, explica que, com o passar dos anos, a rede viária sofreu grandes modificações após a construção de empreendimentos e de um centro comercial. “Foi modificada a arborização da estrada. Observamos que ela é muito usada pelas pessoas que praticam esporte, fazem caminhada e pelas pessoas que moram no Santa Lucrécia. Tem trechos que não possuem sombra e não têm um local de resfriamento corporal”.

O projeto estabelece como principais finalidades: realizar o plantio de árvores nativas ao longo da estrada Santa Lucrécia, revitalizar o espaço público tornando mais agradável e funcional, promover a conscientização ambiental junto à população, estimular práticas sustentáveis no cotidiano dos moradores e mobilizar a comunidade local e instituições parceiras em torno de ações coletivas. “Colocamos algumas mudas de espécies que já são nativas daquela região, sem afetar o habitat dos animais e das aves”.

Todo o desenvolvimento da ação foi realizado nas aulas da área de Ciências Humanas, que acontecem na instituição, com a participação dos dois vereadores jovens, um de 16 anos, matriculado no 8º ano do Ensino Fundamental II, e outro de 17 anos, frequentando à 1ª série do Ensino Médio, ainda segundo Theodoro. “São os dois participantes que gostaram da ideia e que tiveram entusiasmo. Eles estão bem ansiosos para que o projeto seja colocado em prática”.

O educador avalia também que o Parlamento Jovem Lorenense é um meio efetivo de promover a inclusão. “Está sendo muito modificador para a educação deles. É muito gratificante ver a oportunidade que a Câmara está oferecendo para os alunos interagirem com outros grupos de estudantes”.

Outros projetos aprovados pelos estudantes:

Campanha de Conscientização contra Queimadas de Matas nas Escolas Municipais de Lorena Apresentado pelas vereadoras jovens Ana Júlia Vitória Amaral Ramos de Oliveira e Maria Clara Moreira do Nascimento.

Institui a Semana Municipal da Biblioteca no âmbito do Município. Apresentado pela vereadora jovem Vitória Laís de Oliveira Tortorella.

Criação do programa “Roda de Conversa: Saúde Mental e Juventude” no Município. Apresentado pela vereadora jovem Milena Silva Souza.

Criação do programa “Ler é Viver: Fomento à Leitura Infantil” no Município. Apresentado pela vereadora jovem Isadora de Souza Martins Ângelo.

 Moções de Aplausos:

Ao diretor Sávio Fortes, da EE PEI (Programa de Ensino Integral) Arnolfo Azevedo, pelos relevantes serviços prestados e pelas significativas melhorias realizadas na unidade escolar. O reconhecimento foi apresentado pelas vereadoras jovens Isabely Aparecida do Prado e Nicoly Alvarenga.

À Escola Técnica Estadual (Etec Padre Carlos Leôncio da Silva), pelos 15 anos de sua fundação, celebrando sua relevante contribuição à educação pública e ao desenvolvimento social e profissional do município. A homenagem foi apresentada pelas vereadoras jovens Maria Clara Moreira do Nascimento, Ana Júlia Vitória Ramos de Amaral e Vitória Laís Tortorello de Oliveira.

Moções de Apelo:

À Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, para que viabilize a presença de médicos especializados e psicólogos capacitados para lidar com casos de anorexia no Hospital Municipal. A solicitação foi apresentada pela vereadora Sarah Gabrielli dos Reis Salvador.

À Prefeitura, junto à Secretaria de Manutenção e Serviços Municipais, para que, com urgência, seja feita a manutenção da calçada em frente ao estacionamento da avenida Dr. Pedro Vicente Azevedo. O pedido foi apresentado pela vereadora jovem Isabely Aparecida do Prado.

Próxima sessão:

A próxima sessão do Parlamento Jovem Lorenense será realizada no dia 13/11 (quinta-feira), às 14h.

Composição do Parlamento Jovem Lorenense:

Mesa Administrativa:

Vereadora Estela Cunha Macedo – presidente, estudante do Unisal

Vereadora Sarah Gabrielli dos Reis Salvador – vice-presidente, estudante do Unisal

Vereador Josué Elias de Oliveira Antenor – primeiro-secretário, estudante da EE PEI Arnolfo Azevedo

Vereadora Isabely Aparecida do Prado – segunda-secretária, estudante da EE PEI Arnolfo Azevedo

Vereadores e Vereadoras:

Vereadora Ana Júlia Vitória Amaral Ramos de Oliveira – estudante da Etec Padre Leôncio

Vereador Gustavo Castro Martins – estudante da EEL-USP (Escola de Engenharia de Lorena)

Vereadora Isadora de Souza Martins Ângelo – estudante do Cotel (Colégio Técnico de Lorena)

Vereador representante da Fundação Casa

Vereador João Pedro Souza Martins – estudante do Colégio Adventista

Vereadora Maria Clara Moreira do Nascimento – estudante da Etec Padre Leôncio

Vereadora Maria Eduarda Teixeira Guimarães Silva – estudante do CIEJAP Milton Ballerini

Vereadora Milena Silva Cugolo Souza – estudante do Cotel (Colégio Técnico de Lorena)

Vereadora Nicoly da Silva Alvarenga – estudante da EE PEI Arnolfo Azevedo

Vereador representante da Fundação Casa

Vereadora Samantha Rosa – estudante do Colégio Adventista

Vereadora Thacyane Yngrid Ribeiro Moraes – estudante do CIEJAP Milton Ballerini

Vereadora Vitória Laís de Oliveira Tortorella – estudante da Etec Padre Leôncio

 Entrevista (áudio):

O professor Luiz Theodoro, de Geografia e História, da área de CHS (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), que leciona há mais de três anos na Fundação Casa, explica que o sistema viário mudou significativamente com a construção de empreendimentos e de um centro comercial.

Crédito das entrevistas: Câmara Municipal de Lorena

Fotos do Parlamento Jovem Lorenense: Allan Gonçalves/ Câmara Municipal de Lorena