Antes da votação da LDO, Câmara de Lorena promove audiência pública

41

Encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira (25) no plenário do Legislativo

Antes da votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2026, a Câmara de Lorena realizou, na tarde desta quarta-feira (25/6), no plenário, a última audiência pública voltada à elaboração da legislação.

O encontro contou com a presença da presidente, vereadora Dra. Élida Vieira (PODE); do presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, vereador Waldemilson da Silva (Tão – PP); e dos vereadores Carlos Alberto Pereira (Beto Pereira – PSD), Dra. Rita Marton (PL), pastor Milton Gomes (PSD) e Robson Ribeiro Júlio (Bison – PL). Também participaram assessorias parlamentares, moradores e o diretor municipal de Finanças, Júlio Bustamante.

Tão reconheceu o trabalho da equipe técnica da prefeitura em apresentar os dados econômicos públicos. Já em relação aos números previstos no orçamento municipal para o próximo ano, demonstrou cautela quanto à execução dos valores. “É previsão. Fico feliz que esteja aumentando, porque quanto mais aumenta a arrecadação, mais recursos entram, melhor é o atendimento na área da educação, na infraestrutura. Eu quero ter certeza, primeiro, da entrada do dinheiro, para depois saber o gasto dele.”

A votação da LDO está prevista para acontecer no dia 7 de julho, antes do recesso parlamentar. “A previsão é a última sessão”, ainda segundo o vereador.

Durante o encontro público, o responsável pela apresentação técnica, Júlio Bustamante, destacou o crescimento da estimativa orçamentária da cidade para o próximo ano, que poderá atingir os R$ 400 milhões. “Vem aumentando e vai ficar com R$ 385 milhões. A gente pode até ultrapassar durante o período. Faço votos para que a gente consiga até mais, porque quanto mais recurso, melhor para o município.”

O morador do bairro Vila Passos, Douglas Pereira, participou da audiência pública e avaliou positivamente a oportunidade de acompanhar o planejamento dos gastos públicos. “Foi uma audiência boa porque a gente sabe qual vai ser o norte para o ano de 2026 em relação aos gastos públicos.”

Áudios:

 

Vereador Waldenilson da Silva (Tão – PP), presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento.

Júlio Bustamante, diretor municipal de Finanças.

Douglas Pereira, morador.