Câmara de Lorena homenageia monsenhor Silva com Moção de Aplausos

118

Religioso, de 85 anos, recebeu homenagem na sessão desta segunda-feira (16)

Os mais de 50 anos de atuação e dedicação do monsenhor Sevilhano Pereira da Silva, de 85 anos, conhecido carinhosamente como padre Silva, foram reconhecidos pela Câmara de Lorena, na sessão desta segunda-feira (16/6).

Os vereadores aprovaram unanimemente duas Moções de Aplausos, apresentadas pela vereadora Ana Lúcia Mello (Lúcia da Saúde – PODE) e Mauro Fradique (Maurinho Fradique – MDB), em reconhecimento à sua notável trajetória de fé, dedicação pastoral e serviço à comunidade católica.
Com 85 anos, natural de Luz (MG), o religioso realizou diversos projetos religiosos na cidade valeparaibana, que tem como padroeira Nossa Senhora da Piedade. São quase 52 anos de atuação ininterrupta, caracterizada pela escuta atenta, aconselhamento pastoral, celebrações litúrgicas e um incansável esforço em favor da dignidade humana, da solidariedade e da evangelização, na Paróquia de Santo Antônio, no bairro Santo Antônio.

Em números, sua missão é impressionante: são 14.447 batismos realizados, 1.476 casamentos celebrados e acompanhamento em mais de 7.760 crismas, revelando não apenas sua dedicação, mas também sua conexão direta com a vida espiritual de milhares de lorenenses. “Me alegra muito. Eu vim de Brasília para ficar um ano. E estou até hoje. Estar em Lorena foi muito bom porque eu pude fazer muita coisa. Transformamos o Vinagre no bairro Santo Antônio, porque lá era um lugar meio afastado, renegado. Eu descobri que o meu trabalho é muito importante. Passaram muitos padres por lá, e eu resolvi enfrentar a situação”, relembrou o monsenhor.

A vereadora Lúcia da Saúde fez um depoimento emocionado durante a entrega da moção, destacando a importância do sacerdote em sua formação pessoal e espiritual desde a sua infância. “O monsenhor chegou no nosso bairro, na nossa comunidade, eu tinha apenas 8 anos. Gratidão, monsenhor, por tudo que o senhor fez por mim e por nossa comunidade. Que Deus te abençoe com muitos anos de vida”, parabenizou.

Já o vereador Maurinho Fradique destacou a longa trajetória de serviço do religioso na Paróquia de Santo Antônio e seu atual trabalho de evangelização no bairro Cecap, onde o antigo galpão foi transformado em um espaço de oração. “Hoje, o monsenhor continua salvando vidas no Cecap, com um espaço de orações que leva fé e esperança à comunidade. É uma alegria imensa poder homenageá-lo por essa história tão linda em nossa cidade”, reconheceu.

Ainda durante a sessão, a vereadora e presidente, Dra. Élida Vieira (PODE), prestou uma homenagem ao monsenhor. “Sua contribuição entrou nas igrejas, entrou nas casas, entrou nos corações de toda a comunidade, não só da Paróquia de Santo Antônio, mas de toda a cidade de Lorena”, enfatizou.

Emocionada, assim como vários fiéis que acompanharam a homenagem, Sônia Guimarães expressou sua gratidão ao religioso. “O padre Silva é tudo de bom que podíamos ter. Ele marcou a nossa vida em tudo: com respeito, com carinho, com fé. Me casou, batizou meu filho, cuidou da nossa comunidade com amor”.

Mesmo deixando o pastoreio paroquial, monsenhor Silva continuará servindo à igreja como vice-reitor do Seminário Diocesano, localizado no bairro Cidade Industrial.

Áudios:
Monsenhor Sevilhano Pereira da Silva, homenageado.

Vereadora Ana Lúcia Mello (Lúcia da Saúde – PODE), autora da Moção de Aplausos.

Vereador Mauro Fradique (Maurinho Fradique – MDB), autor da Moção de Aplausos.

Vereadora e presidente da Câmara, Dra. Élida Vieira (PODE).

Sônia Guimarães, moradora do bairro Santo Antônio.