Câmara Municipal de Lorena aprovou dia de comemoração ao Assistente Social com a criação do “Prêmio Zeila Pozzatti”, celebrado em maio
A partir do ano que vem, 2025, o mês de maio terá uma Sessão Solene em comemoração ao “Dia do Assistente Social”, com a criação do “Prêmio Zeila Pozzatti”, a ser entregue aos profissionais Trabalhadores do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e ou uma cidadã ou cidadão que desenvolva um projeto de relevância na área da Assistência Social do município de Lorena, por sua dedicação e trabalho prestado na garantia de Direitos e da Política de Assistência Social.
Na data, a Casa de Leis fará referência à trajetória da Assistente Social Zeila Pozzatti, que dedicou anos da sua vida na garantia da Política Pública de Assistência Social, e também aos profissionais Trabalhadores do SUAS indicados pelos vereadores.
O objetivo do Projeto de Resolução (06/2024) é reconhecer os feitos de Pozzatti no movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, contribuindo, assim, na elaboração do Estatuto da Criança e Adolescente e sua implantação, não só no município de Guaratinguetá, como nas cidades vizinhas.
A vereadora Wanessa Andréa que propôs o projeto, juntamente com o presidente da Câmara, Dr. Fábio Longuinho, destacou a importância da iniciativa Legislativa. “É uma honra poder propor o Prêmio Zeila Pozzatti, na Câmara Municipal de Lorena, pois assim eternizaremos o nome da Zeila que muito fez na garantia de Direitos e da Política de Assistência Social”.
Zeila Pozzatti:
Zeila Pozzatti se formou em Serviço Social, pela UNITAU, e se especializou em Serviço Social e Políticas Públicas, na Universidade Nacional de Brasília – UNB-, além de Violência Doméstica contra criança e adolescente pelo LACRI, na USP. Trabalhou como Diretora do Escritório Regional de Assistência Social – ERAS - da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, sediado em Guaratinguetá de 1977 até 2003.
Pozzatti sempre foi uma profissional engajada no Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, contribuindo na elaboração do Estatuto da Criança e Adolescente e sua implantação, não só no município de Guaratinguetá, como nas cidades vizinhas. Também foi responsável pela implantação do Centro de Referência a Infância e Adolescência – CRIA; e contribuiu para a criação da Lei Orgânica da Assistência Social: LOAS. Lutou ativamente na municipalização da Assistência Social nos municípios, garantindo que Assistência Social se tornasse efetivamente uma Política Pública.
Supervisionou em conjunto o Programa Estadual – PLIMEC – que é voltado para crianças, adolescentes e famílias, que priorizava atendimentos individual e/ou em grupo às mulheres em situação de vulnerabilidade, incentivando-as com ações que as tornavam protagonistas e resilientes, em seu universo familiar e, principalmente, como cidadãs de direito.
Um de seus marcos foi a contribuição significativa com D. Mauro Morelli, na implantação do Centro de Referência de Alimentação Nutricional Sustentável, com sede em Guaratinguetá, para atendimento de vinte e um municípios do Vale Histórico.
15.10 CÂMARA APROVA CRIAÇÃO DO PROGRAMA MUN…
05.07 Câmara de Lorena suspende votação da LDO
02.07 Câmara de Lorena derruba veto da Prefei…
02.07 Vereadores de Lorena cobram repasse para…
27.06 Conferência sobre participação polít…