Nesta sexta feira (18 de Março) foi realizado nas dependências da Casa de Leis, o Ato Solene em Homenagem aos 120 anos de Ação Salesiana no Município de Lorena.
Em 1902 o terreno da atual sede foi doado aos Salesianos pela família do coronel José Vicente de Azevedo, tendo como primeiros moradores os noviços e os aspirantes Salesianos na residência ali situada. Em 1909, com as adaptações necessárias o edifício tornou-se a Escola Agrícola Coronel José Vicente, destinada a acolher os meninos pobres, que em sua maioria não haviam ainda concluído os ensinos elementares. A escola, ainda dispunha, até 1920 dos cursos de aprendizagem manual, oficinas de encadernação, alfaiataria, sapataria e tipografia. As atividades agrícolas consistiam na olericultura, lavouras extensivas, pomar e criação de animais de pequeno porte e de animais de trabalho, além de um apiário.
Por volta de 1950 a Escola Agrícola desaparece juntamente com o internato do Colégio São Joaquim, acolhendo o Oratório Festivo São Luiz, que antes era realizado nas dependências do mesmo. Nas décadas de 70 e 80 o Oratório acolheu, no projeto Curumim os adolescentes em situação de risco, através de cursos profissionalizantes, em convênio com o SENAI. A partir de 1991 as atividades sociais começam a ser realizadas durante a semana sob o nome PROSAM (Projeto Salesiano de Apoio ao Menor), em 2001 as unidades de atendimento social da comunidade salesiana passam a receber o nome de PROVIM (Projeto Salesiano Vida Melhor) e, com a abertura de mais uma unidade na cidade de Piquete, no já existente Oratório São Domingos Sávio, o atendimento social passa a ser realizado em 5 unidades.
Em 2013 após estudos realizados pela Inspetoria e pelo conselho da Comunidade Salesiana de Lorena em vistas do redimensionamento, centraliza as ações no Oratório São Luiz ficando uma unidade e passando a se chamar Centro Salesiano Desenvolvimento Social e Profissional – São Luiz.
Em 2022 passa a se chamar Obra Social São Luiz, vale ressaltar que são desenvolvidas atividades durante a semana com 350 crianças, adolescentes e jovens de 6 a 17 anos no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, e 40 mulheres no Programa de Atendimento Integral a Família – PAIF. Aos sábados e domingos atende cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens no Oratório São Luiz.
A Obra Social São Luiz, tem como objetivo oferecer proteção social às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O foco da Obra é a constituição de um espaço de convivência para o desenvolvimento de atividades que respondam aos interesses, demandas e potencialidades das crianças, adolescentes e jovens. As intervenções são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, que favorecem expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade, proteção social e preparação para o Mercado de Trabalho.
Fizeram parte da Mesa Administrativa de trabalhos, o Presidente da Câmara Municipal de Lorena, Vereador Fabio Cesar Fernandes Longuinho (Dr. Fabio Longuinho), o Prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, a 1ª Secretária, Vereadora Wanessa Andréa da Silva Vieira (Wanessa Andréa), e o Senhor Douglas José Anselmo Silva.
Também estiveram presentes o Vereador Mauro Gonçalves Fradique de Oliveira (Maurinho Fradique), os assessores dos Vereadores Carlos Alberto Pereira (Beto Pereira), Adilson Alves Sampaio (Adilson Sampaio), Anderson Aparecido Pinto (Careca Locadora), Elcio Vieira Júnior (Elcinho Vieira), Jair Guedes Dias (Jair Pintor), Bruno de Camargo Eduardo (Bruno Camargo); os Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Ulisses Shinji Fucuda, de Comunicação Social, Mayco Tales Finotti Junqueira; o assessor do Deputado Federal Samuel Moreira; Thiago Dominique da Silva, representando a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; e o Vice Presidente da CMDCAL, e Presidente do Grupo Escoteiro Guaypacaré, Wagner Nunes de Moura.
Os Salesianos fizeram uma homenagem à Câmara de Lorena, representada pelos Vereadores presentes, bem como ao Prefeito de Lorena, pelo apoio dedicado à instituição.
Em seguida, a Casa de Leis Lorenense, fez uma homenagem através de um Certificado para com os Salesianos de Lorena, através do Senhor Douglas José Anselmo Silva, pelos 120 anos de história.
Na oportunidade também fizeram uso da palavra o Senhor Douglas José Anselmo Silva; O Prefeito de Lorena, Sylvio Ballerini, a 1ª Secretária desta Casa de Leis, Vereadora Wanessa Andréa da Silva Vieira (Wanessa Andréa); e o Presidente do Legislativo Lorenense, Vereador Fabio Cesar Fernandes Longuinho (Dr. Fabio Longuinho), que em seus pronunciamentos destacaram a trajetória, e a importância dos Salesianos para a cidade de Lorena ao longo desses 120 anos.
Acompanhem todas as fotos do Ato Solene no link:
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=camaralorena&set=a.4837022056396449
Departamento de Comunicação Social.