Fábio Henrique de Matos – PC do B

Vereador Fábio Matos – Líder do PCdoB

Nascido em 14 de junho de 1983, Fábio Henrique de Matos é filho da boleira e ministra da Paróquia São Pedro Suely Maria Nogueira da Silva de Matos e de José Francisco de Matos, aposentado da Basf, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Química e Farmacêutica de Guaratinguetá e vice-presidente da Federação dos Químicos do Estado de são Paulo. Irmão do promotor de vendas Wagner e da tosadora de cães Rita de Cássia. É o caçula da casa, juntamente com o irmão gêmeo Flávio, técnico em Mecatrônica.

Realização de sonhos através do esporte

Fábio teve uma infância simples e feliz. É da geração que cresceu brincando na rua, desde sempre fascinado por esportes. Não importava a modalidade, o que importava era participar. Até que se apaixonou pelo Tênis de Mesa, esporte que lhe abriu muitas portas.

Representando sua cidade, Fábio conheceu muitas cidades, fez inúmeras amizades, conquistou bolsas de estudo no Ensino Médio e na faculdade. Quando cursava Educação Física, teve a ideia: “Se o Tênis de Mesa abriu tantas portas pra mim, eu tinha que oferecer essa oportunidade a outros jovens como eu”, conta. E assim nasceu, em 2003, o projeto MatosTT Tênis de Mesa.

“Realizei muitos sonhos através do esporte. Agora, era a minha vez de oferecer as mesmas oportunidades que tive ao máximo de pessoas possível. Eu queria ajudar os meus alunos a realizarem os seus sonhos”, afirma Fábio Matos.

Desde então, a missão do professor Fábio Matos é formar campeões no esporte e na vida. Há 13 anos à frente da MatosTT Tênis de Mesa, Fábio utiliza o esporte como ferramenta de formação de cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa.

Carreira profissional

Além de vereador, idealizador e coordenador da MatosTT, Fábio também dá aulas no Clube Comercial de Lorena e no Colégio Gênesis.

Já foi subsecretário de Esportes de Lorena (2013 – 2015), chefe da delegação de Lorena durante esses anos, garantindo o vice-campeonato no Jori (Jogos Regionais do Idoso) de 2014 e também o título de cidade campeã nos Jogos Regionais do mesmo ano.

Neste período, também trabalhou pela massificação das modalidades esportivas e ginástica nos bairros, assim como pela volta das Olimpíadas Escolares Municipais. Atualmente, cerca de 1.500 alunos participam da competição anual.

Foi vereador suplente por 11 dias, em dezembro de 2015, alcançando, neste curto período, grandes conquistas para a cidade:

– Aprovação da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, que visa incentivar a regularização e criação de entidades esportivas na cidade, para que possam passar a receber verbas municipais e outros benefícios.

– 2 academias ao ar livre: uma será implantada no bairro Santo Antônio e a outra na praça de entrada do Jardim Imperial, que fica no bairro Olaria

– uma van para o Esporte

– R$ 150 mil para a construção de uma quadra na Vila Brito

As 3 últimas conquistas foram possíveis por intermédio do deputado Hélio Nishimoto, parceiro de Fábio Matos vereador, que devem vir para Lorena neste ano de 2017.

MatosTT

 De 2003 (quando nasceu a MatosTT) até hoje, mais de 3 mil pessoas participaram do projeto, com inúmeras conquistas de títulos para a cidade, tanto em nível regional quanto estadual, nacional e até internacional.

Atualmente, são cerca de 350 alunos da MatosTT, que oferece aulas gratuitas à população de todas as idades no Colégio Delta, às segundas, quartas e sextas, das 18h às 22h. Graças a este projeto, Lorena tem hoje o único Centro Nacional de Tênis de Mesa do Vale do Paraíba! Conquista de Fábio Matos para sua cidade de nascimento e do coração!

O projeto MatosTT é mais que um incentivo ao esporte. É um trabalho social reconhecido e com resultados expressivos, sendo referência no Tênis de Mesa no Vale do Paraíba e no Estado de São Paulo.

 Um trabalho que alcance cada vez mais gente

Apesar do sucesso de seu projeto profissional, Fábio Matos sonha com mais! Como professor, já teve alguns milhares de alunos. Como subsecretário de Esportes da cidade, a estimativa é que sua atuação atingia cerca de 4 a 6 mil pessoas. Agora vereador, ele pode fazer muito mais, para tornar realidade novos projetos de formação dos cidadãos do futuro!