28ª Sessão Ordinária

Aconteceu na última segunda-feira (28) a vigésima oitava Sessão Ordinária da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Lorena.
Foram encaminhadas ao Poder Executivo 287 indicações sendo elas:

41 da Vereadora Lúcia da Saúde
11 do Vereador Fábio Matos
39 do Vereador Cléber Maravilha

No expediente, que teve duração regimental de duas horas, tivemos a discussão e votação de 01 moção de pesar, 02 moções de apelo e 01 requerimento.

Moção de Pesar nº 191/2017 de autoria do Vereador Fábio Matos (PCdoB) à família do Prof. Gustavo Alexandro, devido a seu passamento ocorrido no último dia 23 de agosto.

Moção de Apelo nº 189/2017 de autoria do Vereador Careca da Locadora (PV) ao Chefe do Executivo solicitando que juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente, verifique o possível esgoto a céu aberto na Rua David Vellenich no bairro da Cecap Alta. A Moção foi Aprovada por Unanimidade.

Moção de Apelo nº 188/2017 de autoria do Vereador Maurinho Fradique (PTB) ao Chefe do Executivo solicitando que interceda junto a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico para a instalação da UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) na cidade de Lorena. A Moção foi Aprovada por Unanimidade.

Requerimento nº 60/2017 de autoria do Vereador Tão (PR) ao Chefe do Executivo solicitando informações sobre a entrega dos kits de TV Digital em Município de Lorena e seu responsável direto. O requerimento foi Aprovado por Unanimidade.

Na ordem do dia tivemos em única discussão e votação do Projeto de Veto Nº 03/2017, de autoria do Executivo, Vetando o Projeto de Lei Ordinária nº 62/2017 que “autoriza a colocação de brinquedos e equipamentos para crianças e pessoas portadoras de necessidades especiais em parques, praças e outros locais públicos destinados a pratica de esporte e lazer”. O veto foi mantido por 9 votos favoráveis e 7 contrários.

Em seguida tivemos em única discussão e votação do Projeto de Veto Nº 05/2017, de autoria do Executivo, Vetando o Projeto de Lei Ordinária nº 57/2017 que “institui diretrizes para o turismo religioso no município de Lorena. O veto foi mantido por 9 votos favoráveis, 5 contrários e 2 ausentes.

Também tivemos em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Complementar nº 81/2017, de autoria do Vereador Elcinho Vieira (PV), que dispunha sobre a revogação da Lei Complementar 77/2009. O Projeto foi Rejeitado por 09 votos contrários e 07 favoráveis.

Por fim, tivemos em primeira discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 84/2017, de autoria do Vereador Dr. Fábio Longuinho (PSC), que dispunha sobre a instituição de campanha de combate e prevenção ao câncer de cólon e reto no Município de Lorena. O Projeto foi Rejeitado.

O projeto 89/2017 foi retirado da pauta de discussões da Ordem do Dia através do pedido de seu autor, Vereador Bruno Camargo (PMDB), sendo o mesmo aprovado por Unanimidade pelo plenário.

O projeto 75/2017 foi retirado da pauta através do pedido de vistas da líder do PP, Vereadora Lúcia da Saúde, sendo o mesmo aprovado por Unanimidade pelo plenário.

Fizeram uso da fala no horário da liderança os Vereadores Wandinho (PSDB), Valdir da Funerária (PRB), Pedro da Vila Brito (PTB), Elcinho Vieira (PV), Fábio Matos (PCdoB) e Bruno Camargo (PMDB). Fez uso da Explicação Pessoal o Vereador Maurinho Fradique (PTB).

A próxima sessão ordinária do Legislativo Lorenense ocorrerá no dia 04 de setembro às 18h.